Espero que seja, de alguma maneira, construtivo!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Caros leitores parcos. Hoje vou encetar ao meu blog, como podem perceber, e como no início de minha fala disse que são leitores parcos, quis dizer que seriam poucos os que viriam a ler o meu blog, mas não me incomodo com a idéia. E para dar início ao meu blog, já vou postando um texto que fiz após um lancinante trabalho de história, que seria como a conclusão para a professora. Gostei do tema e assim começo meu blog. Gostaria de ver comentários e alvitres sobre o texto ;) Tenham uma ótima madrugada!
PS: aos textos de minha autoria assinarei com G.B.A embaixo, que é a sigla de meu nome.

O Brasil é um país de acomodados?

Sim, somos acomodados! Por quê? Aqui responderei a pergunta.

Primeiramente, somos obrigados a assistir vários absurdos que acontecem todos os dias, abrir o jornal é se indignar, é claro, momentaneamente. Quando a televisão é desligada, o jornal fechado ou a notícia ‘camuflada’ esquecemos e voltamos à ordem natural das coisas. Mais uma vez negligenciamos nosso país. É lancinante a nossa situação, e o que fazemos? Acomodamos-nos.

O povo do Brasil aceita as coisas de cabeça baixa. Em outros países protestos são feitos por motivos menores que escândalos de dólares na cueca. Aqui somos assaltados pelos bandidos e políticos, temos educação de péssima qualidade e levamos isso como frívolo para um protesto. O povo simples, que é ditado pela mídia, é míope, não chega a escutar a voz daqueles que tem olhos abertos. Esse povo é facilmente persuadido por algum engodo de um político, por exemplo.

O brasileiro se mobiliza apenas para fazer festas, brincar carnaval, assistir final de Copa do Mundo ou comemorar Réveillon. Falou em micareta? Mais de um milhão de pessoas. E uma passeata contra a violência? É sorte juntar mil pessoas.

O que falta é senso crítico para o povo brasileiro, saber discernir o que é certo e errado, e até quando os superiores são brejeiros com a nossa ética.

Um exemplo da acomodação do brasileiro começa em sala de aula, onde alguns alunos não se coçam para estudar, não pensam no futuro, querem aproveitar o presente e basta. Isso chega a degradar o interesse pelo conteúdo a ponto dos professores poderem ‘enfiar güela abaixo’ qualquer coisa que queiram, sem nenhum medo de contestação.

Um alvitre para mudar esta realidade que vivemos há muito tempo, seria a mudança começar dentro de cada um, se cada pessoa ao menos altercasse o que afeta a sociedade e participasse mais de decisões seria um ótimo começo. É bom marcar em cima e deixar de ser tácito – calado - e parco com as palavras que questionam os problemas. Assim iremos dar início ao aprumo dele.

G.B.A


Espero não esmorecer a idéia de ter um blog :) Ajudem-me!

8 comentários:

Anônimo disse...

fico muito foda bibbi o/
continue criando uns textos bem legais assim =))

Anônimo disse...

Realmente muito bom!
com certeza deve ter ido bem no trabalho hahaha

...aguardando os proximos textos....

Josi disse...

Oi guria!
Qu delícia saber que você criou um blog. fhudshufisa
De verdade, fico muito contante!

Seu texto ficou muito bom, as idéias bem organizadas e um domínio firme.

Continue escrevendo (e se indignando).

Vou começar a te mandar mais e-mails. Fique ligada!

Beijão

Blogão do Zé Louco disse...

Bom...vamos la tecer o comenta´rio sobre este texto.

Primeiro o texto está muito bem inscrito e amarrado, com boas colocações e posições firma da autora.

Segundo, apesar de não concordar muito com o ponto de vista da autora, o considero válido e ineteligente dado que seus exemplos diversificados são bem nitidos e fortes em nossa socidade.

Parabenizo a autora de quem muito gosto e espero que ela continue desenvolvendo sua leitura e escrita posi estes sao os fundamentos da educação de qualquer pessoa.

Anônimo disse...

Há uma frase "de nada vale um conhecimento que não é posto em prática"... bom que ela se fez valer hoje


É uma honra ter minha colaboração estampada no texto, que ficou muito bom. Espero que continues assim, a idéia de criar o blog foi muito interessante mesmo =)

Epifaníaco disse...

Cheguei aqui sem saber muito bem oq iria encontrar, apenas sabia q seria algo de qualidade.
E não foi diferente disso, realmente esta de parabens.
Mas foi surpreendente.

Bom...
esta de parabens.
realmente muito bem escrito.
digno de academia.
maravilha.

discordo total e completamente de tudo que vc falou. asiduhasdipHSDiasdph
discordo até da forma q falou.

mas bom..
sou abertamente anti-nacionalista e abertamente anti-elitista, seja elite financeira, academica ou cultural. isso jah me faz ler oq escreveu com muitos conceitos diferentes doq usou pra escrever.

as pessoas no brasil são como todas as outras no mundo. não sofrem de nenhuma doença acalmante, emburrecedora e aceitadora. a história do brasil é muito mal contada. só se fala nas revoltas q falharam e todas as vitoriosas são burguesas. isso é mentira, mas o sistema, do jeito q eh, precisa q seja assim para funcionar.
as resposta aos problemas brasileiros (e do mundo) não estão em fazer com q todos virem Fernandos Henriques Cardosos. Comodismo é cndição básica para o capitalismo funcionar. Brasileiro não pega em armas pq toda vez q foram fazer isso, alguem em cima manobrou pra fingir q deu oq queriam. E isso continua.
É preciso questionar partes diferentes da sociedade para se encontrar o problema e a solução.
As pessoas não são assim (ou parecem q são assim) a toa. O negócio é "pq elas são assim, então?", "oq faz elas serem assim?".

Pra mim, o problema é a pretenção das elites em achar q sabem oq é mais certo para todos. Desde o começo quem descide oq ta certo e errado é o governo e a burguesia. E as coisas não poderiam ser melhores pra eles. Portanto, creio q seja hora de pensar oq é errado para eles e é certo para todo o resto. A escola eh ruim por incompetencia geral da nação ou por funcionar num sistema mal intencionado q visa aprisionar os pobres para sumirem dos numeros da violencia e do tráfeco (pra assim gerarem estatiscas e votos)? pense...é mais fácil deixar todos os filhos de pobres na escola doq fazer eles ficarem ricos. e uma esola q precisa só segurar gente na sala, naum precisa ensinar nada...pq ensinaria?
as faculdades e boas escolas formam só filhos de ricos e os formam para substituir a elite e para continuar achando q são superiores a todos os outros e conseguem enxergar mais longe e entender melhor o mundo.

pra mim, deveriamos esquecer completamente do dinheiro e nos empenhar completamente nas pessoas.
não dando carros pra eles e aumentando salários para comprarem mais, mas tornando o mundo um lugar mais confortavel para elas tomarem as decisões q lhe cabem. ninguem tem direito de julgar oq eh melhor para todos e impor sua conclusão.

sou mais geral em favelas, fodidos e sujos, fazendo carnaval, pulando, rindo, gritando, sentindo, amando e bebendo doq geral em um escritório sentado o dia todo e preocupado só com qdo vai ser promovido pra comprar um carro novo.

viver é mais importante doq ganhar dinheiro e ler muitos livros.
sorrir eh mais importante q escrever.
beijar eh mais importante doq eleições.
chorar eh mais importante doq ir ao banco.

nos tiraram o direito de ser gente e é por isso q temos q lutar.
por isso, eu pego em armas, e juro q vem varios junto, como vem acontecendo no mundo todo.

(desculpa se fui sem educação ou ácido, mas é oq penso :***)

bs
e devo re-dizer q mesmo com tudo q eu disse, vc ta de parabens.
é absolutamente impressindivel q pessoas façam oq vc faz: pensar :]

tenha mais esperança nas pessoas.
amar alguem é mais eficiente doq qqr discurso moralisador e cheio de soluções.

:***
e desculpa a demora, achei q precisava pensar um pouco antes de vir aqui e escrever qqr coisa :}

Anônimo disse...

Achei interesante, pois há poucas pessoas que se importam com isso e menos ainda pessoas que fazem algo a respeito.É legal você ter tomado essa iniciativa, mostra que não é uma pessoa alienada ou que não se importa com a nossa real situação.A situação de estarmos vivendo em um país capitalista que só visa o lucro e não o bem estar social e hoje sofremos mais com a desigualdade social, pois este é um marco dos governos capitalistas.
Deixo uma frase a quem pense que somos fracos:"“Para se fazer grandes coisas não se deve estar acima dos homens, mas junto deles.”

Anônimo disse...

MAAAARA! eu vou ser a unica que vou comentar sem palavras metalinguisticas.
Ta muito bom seus textos continue assim,ai quando se formar eu te chamo pra me defender em alguma causa, tipo poorque ser tao Rica e linda... akelas HDUIADHUISHDIUASHDIUSHDA

The best ;* beigoz