Espero que seja, de alguma maneira, construtivo!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Educação no Brasil: excesso de falta!

   A educação é uma das peças mais relevantes para o desenvolvimento de um país, não apenas no âmbito social, no econômico também. O Brasil neste contexto, mesmo estando com sua economia ascensão, deixa a desejar.
   Há uma negligência, tanto de políticos como da população, em analisar e recorrer a sistemas educacionais realmente de qualidade. Existem vagas tentativas de melhorias, mas estas, como o sistema de cotas para colégios públicos, servem apenas para camuflar um sistema precário que gera reflexos na sociedade como um todo.
   Se analisarmos o nível de escolaridade da população que vive em países desenvolvidos, perceberemos que os níveis de analfabetismo são pouco notórios. Já o Brasil possui um dos piores índices do mundo.
   A estrutura física da maioria das escolas públicas do país está em pedidos de socorro, isto também não deixa de mostrar a estrutura como um todo. Os governantes nunca investiram devidamente nisto e maior parte da população não se preocupa em fiscalizar as verbas destinadas para tal.
   Os alunos em geral estão demonstrando cada vez menos interesse, e os professores que são mal remunerados estão desmotivados e despreocupados com as consequências que tudo isto pode trazer para a geração futura.
   Será que já não está na hora de perceber que o caminho mais provável para resolvermos grande parte dos problemas sociais do nosso país é investir em educação?

2 comentários:

Kerlynha disse...

Concordo plenamente!
Achei o post muito interessante!

Adorei o blog, já estou seguindo e,com certeza,passarei mais vezes por aqui!

Bjooss!

Kerlynha Maciel do Deputamadre
http://kerlymaciel.blogspot.com/

Anônimo disse...

O Brasil ser 5ª potência não é muito se continuar sendo uma potência de quinta.