Espero que seja, de alguma maneira, construtivo!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Interessante!

Na leitura do livro: América - A história e as contradições do Império - de Voltaire Schilling, encontra-se este pequeno trecho de acepção interessante para mim:

" Na filosofia de Rousseau, a natureza oferecia um bálsamo para que pudéssemos exorcizar a vida hipócrita que éramos constrangidos a manter em sociedade, era um momento de reencontro do ser humano com as fontes primitivas e bondosas que todo homem e toda mulher trazem dentro de si, mas que são obrigados a esconder no convívio cínico, hipócrita e teatral que lhes é imposto do convívio social em geral".

É verossímil que a maioria dos seres humanos que aqui habitam estejam constrangidos com a vida hipócrita que se leva em sociedade.

2 comentários:

Egvar disse...

realmente interessante...

concordo em vários pontos, a hiporisia de nossa vivência é notada por todos, porém ingnorada ao mesmo tempo.

acho que uma das únicas coisas (nos dias atuias) que pode fazer o ser humano voltar as origens primitivas e sem hipocrisias, é estar trancafiado entre 4 paredes com outro indivíduo do sexo oposto...
uhaahuhahuahuaahuua
piadinhas a parte, essa é uma grande verdade, a sociedade nos impõe regras que faz do homem um ser dito por muitos ''racional'' e por outros, hipócrita.

Gabriela disse...

eu discordo quando dizem que o homem era primitivamente bondoso;
a hipocrisia e o cinismo nascem ai mesmo,quando se acha que a bondade é uma característica do ser-humano,encobrindo-se assim toda as coisas que agente não admite como verdade

filosofia de meio-dia ;P
me perdoem caso eu tenho analisado errado a questão

;* bibbi!